Tenho 4 formas de colocar a tração elétrica traseira no veículo.
1) Tração através do diferencial traseiro:
a) Motor elétrico acoplado no diferencial
2) HUB motor:
a) Motor elétrico preso e acoplado diretamente no cubo da roda.
3) Juntas de velocidade constante(homocinética):
a) Motor elétrico preso na carroceria e acoplado através de juntas de velocidade constante (homocinética) ao cubo da roda.
Motor na estrutura e semi árvores.
4) In wheel motor:
a) Motor dentro da roda.
In whell motor.
In whell motor 2.
In whell motor 3.
As opções 2) Hub motor e 4) In wheel motor à primeira vista parecem serem as soluções definitivas para a conversão elétrica. Mas não é bem assim que acontece.
Os problemas são:
a) Aumento da massa dos cubos/rodas;
i) Qualquer aumento da massa dos cubos ou das rodas interfere e prejudica a suspensão do veículo.
Uma grande massa no cubo/roda responde aos solavancos da pista, também com grandes solavancos. É possível até que o conjunto mola/ amortecedor/suspensão não ser capaz de controlar, e a roda sair do chão. E o veículo ficar sem controle.
ii) Para resolver a questão do aumento de massa, adota-se motores de imãs permanentes (brushless) nos cubos/rodas.
Mas a construção física destes motores é frágil devido a necessidade de colocar os imãs no rotor.
Isso faz com que a montagem do rotor sofra muito com as oscilações e pancadas que os cubos, rodas, molas, amortecedores e suspensão estão sujeitos.
Colocar os motores presos no chassis/carroceria diminui muito as pancadas que o motor vai se sujeitar.
Portanto motores de indução (ca) presos na estrutura do carro são uma ótima opção devido ao preço e a robustez destes motores.
E sua massa extra não vai prejudicar o projeto da suspensão do veículo.
Mas para usar motor de indução trifásico na tração elétrica direta na traseira do veículo, só temos as opções 1) motor no diferencial e 3) homocinética.
Para se usar homocinética, tem que existir espaço e visada direta entre os cubos das rodas traseiras.
O Vectra CD 94 possui o eixo/suspensão do monza/kaddet que é uma suspensão com barras de torção.
A posição das molas e dos amortecedores não fica na direção dos eixos dos cubos das rodas.
Isso permite a instalação de dois motores de indução trifásicos na carroceria do carro, atrás do eixo traseiro, conectando através de semi árvores e juntas de velocidade constante, os cubos das rodas aos eixos dos motores eletricos.
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