A principal dificuldade que encontrei quando comecei a projetar a tração elétrica direta, foi o acoplamento da junta deslizante homocinética, que fica no lado da caixa de câmbio.
Eu pensava que ela realmente tinha que deslizar dentro da caixa. Mas o que desliza é a semi árvore dentro da junta.
O movimento de deslizamento faz com que a semi árvore continue tracionando a roda, mesmo que a distância entre motor e roda fique maior que o semi eixo em alguns milímetros.
Esse movimento axial da semi árvore acontece dentro da junta deslizante.
Como funciona a junta homocinética
A junta é presa na caixa de câmbio, na verdade ela é presa no diferencial dianteiro que fica na caixa, e dentro do diferencial, ela é presa numa engrenagem que tem estrias internas.
A minha dificuldade era copiar estas estrias e fazer as estrias internamente no eixo do motor elétrico.
Eu já vi motores elétricos com estas estrias e ainda por cima o eixo era todo oco, por onde passava óleo de resfriamento para o rotor.
O nível de dificuldade técnico para se fazer rosca interna era, e ainda é, muito alto.
A dificuldade aumentava pois projetar dentes de engrenagens e estrias são parte da mecânica de precisão, ou seja, é difícil o projeto e muito mais difícil ainda é a confecção.
A máquina para fazer isso deve ser máquina com mecânica de precisão.
A máquina ferramenta que faz estrias é a fresadora.
Então o acoplamento que eu pensava em fazer era estas estrias internas no eixo do motor elétrico.
Deixei esta idéia em banho maria para ver se aparecia um acoplamento mais fácil.
Até que eu fiquei conhecendo o eixo homocinético da S10 norte americana.
O acoplamento da homocinética lado caixa é feito por flange e parafusos.
É mais fácil acoplar uma peça com furos do que com estrias.
Claro que um acoplamento com flange é muito mais fácil de fazer do que estrias internas, basta um disco de metal soldado numa bucha com rasgo de chaveta para encaixar no eixo do motor elétrico. Ou quatro (4) rasgos de chaveta.
Então procurei no mercado nacional qual carro poderia ter a homocinética fixada por flange, e achei a do Omega e da L200 Triton.
Semi eixo omega
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