A primeira informação que preciso ter é o comprimento do semi eixo menor do Vectra: 610mm
A segunda informação é o comprimento do semi eixo menor do veículo que vou adotar, o Passat alemão: 540mm.
Com estas informações já consigo calcular as angulações que as trizetas e o comprimento entre as juntas irão sofrer .
Neste catálogo da SPICER, aprendemos que:
Junta deslizante VL:
Ângulo máximo é 22°
Deslizamento máximo é 48mm.
Junta fixa
Ângulo máximo é 47°
Sem deslizamento
Esta análise é apenas para o eixo traseiro.
Vamos imaginar um triângulo retângulo, onde o lado horizontal é o semi eixo, o lado vertical é a altura que a roda chega ao sofrer os solavancos da pista, e a hipotenusa é a distância entre as juntas homocinéticas.
Forçando um pouquinho a cabeça da para lembrar que o comprimento da hipotenusa varia conforme o teorema de Pitágoras para o triângulo retângulo:
Hipotenusa = √( (cateto oposto)^2 + (cateto adjacente)^2 )
fica então:
Comprimento = √( (lado horizontal)^2 + (lado vertical)^2 )
Tangente do ângulo é o cateto oposto/cateto adjacente
fica então:
Tangente do ângulo da junta deslizante = (lado vertical / lado horizontal)
Como o lado horizontal é o semi eixo e não varia seu comprimento fisicamente, vamos variar apenas o lado vertical que é o da roda.(curso da roda)
Vamos variar o comprimento do curso da roda em passos de porcentagens do comprimento do semi eixo.
Como o semi eixo menor do Vectra tem 610mm, fica:
610mm
10% => 61mm
20% => 122mm
30% => 183mm
40% => 244mm
Planilha cálculo ângulo e distância
Na planilha verificamos que a roda pode ter um curso de no máximo 40% do comprimento do semi eixo. Para o Vectra é 244mm ou 24,4 cm.
A distância máxima das juntas chega em 657mm o que resulta num acréscimo de 47mm no comprimento da distância das juntas.
Então o comprimento máximo do curso da roda de 244mm, faz o ângulo das juntas chegar em 21,3° com um deslizamento de 47mm.
Como a junta deslizante tem um ângulo máximo de 22° e deslizamento máximo de 48mm, fica tudo dentro do projeto.
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