domingo, 22 de setembro de 2019

Tração elétrica direta traseira

   Tenho 4 formas de colocar a tração elétrica traseira no veículo.
   1) Tração através do diferencial traseiro:
      a) Motor elétrico acoplado no diferencial

Diferencial traseiro

   2) HUB motor:
      a) Motor elétrico preso e acoplado diretamente no cubo da roda.

Hub motor.

   3) Juntas de velocidade constante(homocinética):
      a) Motor elétrico preso na carroceria e acoplado através de juntas de velocidade constante (homocinética) ao cubo da roda.

Motor na estrutura e semi árvores.

   4) In wheel motor:
      a) Motor dentro da roda.

In whell motor.
In whell motor 2.
In whell motor 3.

   As opções 2) Hub motor e 4) In wheel motor à primeira vista parecem serem as soluções definitivas para a conversão elétrica. Mas não é bem assim que acontece.
   Os problemas são:
   a) Aumento da massa dos cubos/rodas;
      i) Qualquer aumento da massa dos cubos ou das rodas interfere e prejudica a suspensão do veículo.
         Uma grande massa no cubo/roda responde aos solavancos da pista, também com grandes solavancos. É possível até que o conjunto mola/ amortecedor/suspensão não ser capaz de controlar, e a roda sair do chão. E o veículo ficar sem controle.
      ii) Para resolver a questão do aumento de massa, adota-se motores de imãs permanentes (brushless) nos cubos/rodas.
         Mas a construção física destes motores é frágil devido a necessidade de colocar os imãs no rotor.
         Isso faz com que a montagem do rotor sofra muito com as oscilações e pancadas que os cubos, rodas, molas, amortecedores e suspensão estão sujeitos.
   Colocar os motores presos no chassis/carroceria diminui muito as pancadas que o motor vai se sujeitar.
   Portanto motores de indução (ca) presos na estrutura do carro são uma ótima opção devido ao preço e a robustez  destes motores.
   E sua massa extra não vai prejudicar o projeto da suspensão do veículo.
   Mas para usar motor de indução trifásico na tração elétrica direta na traseira do veículo, só temos as opções 1) motor no diferencial e 3) homocinética.
   Para se usar homocinética, tem que existir espaço e visada direta entre os cubos das rodas traseiras.
   O Vectra CD 94 possui o eixo/suspensão do monza/kaddet  que é uma suspensão com barras de torção.

Suspensão Vectra CD 94

   A posição das molas e dos amortecedores não fica na direção dos eixos dos cubos das rodas.
   Isso permite a instalação de dois motores de indução trifásicos na carroceria do carro, atrás do eixo traseiro, conectando através de semi árvores e juntas de velocidade constante, os cubos das rodas aos eixos dos motores eletricos.

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